Dra. Evandra moura Rabello | crm-sp 80034
Assine a newsletter da DRa. Evandra
5515 3034-3545 | 5515 3031-0008 | Rua Antônio Carlos Cômitre, 525 - conj. 45 - Campolim
Pré-agendamento consulta
Tumores de Pele

Várias são as lesões que acometem o revestimento cutâneo , como os nevos, mais vulgarmente chamados de pintas, que geralmente estão presentes em todo nosso corpo, principalmente nas áreas expostas à radiação solar. Os nevos normalmente não oferecem perigo quando se mantêm nas suas características existentes, ou seja, tamanho, cor, forma, não gerando prurido ou quaisquer outras alterações.

Porém , tornam-se preocupantes quando estão presentes nas áreas de atrito, como palma das mãos, planta dos pés, na face dos homens, costas, genitália, enfim, em todos os locais que possam ser atritados.

As lesões de pele quando aumentam de tamanho, mudam de cor, se ulceram, geram prurido devem ser manipuladas o mínimo possível e excisadas, sendo analisadas pelo patologista, quando aí sim teremos tranqüilidade com o diagnóstico.

Se todo o material for retirado e as bordas cirúrgicas estiverem livres de neoplasia, poderemos nos certificar do sucesso da operação.

Não só a retirada é importante como também o acompanhamento posterior se faz necessário, encerrando-se o tratamento quando o profissional que estiver cuidando der alta. Para podermos obter bons resultados é necessário que procuremos o médico assim que notarmos as transformações escritas acima. Quanto menor a lesão melhor o resultado na sua excisão e menos dor de cabeça em sua evolução.

Outras lesões comumente presentes na epiderme são as lesões pré-cancerosas e os cânceres de pele que basicamente, consistem em um crescimento rápido e descontrolado das células.

Podem se apresentar sob duas formas: benignas, queratoses actínicas, e malignas - carcinomas basocelulares e espinocelulares.

Os cânceres de pele são lesões que geralmente não cicatrizam, freqüentemente ligadas à exposição solar e presentes em áreas como face e dorso das mãos.

São pequenas manchas avermelhadas, não respondendo ao uso de pomadas, somente ocasionando dor quando comprimindo outras estruturas. A exposição excessiva aos raios solares aumenta demasiadamente a incidência de câncer de pele, principalmente nos indivíduos de pele clara.

Apesar da pele bronzeada dar um aspecto mais agradável, mais saudável, se paga o preço de futuras manchas, bem como possíveis tumorações. Contudo, não é preciso nos afugentarmos das praias e piscinas nas estações quentes, devendo tão somente nos protegermos evitando exposições desnecessárias.