Dra. Evandra moura Rabello | crm-sp 80034
Assine a newsletter da DRa. Evandra
5515 3034-3545 | 5515 3031-0008 | Rua Antônio Carlos Cômitre, 525 - conj. 45 - Campolim
Pré-agendamento consulta
Toxina Botulínica

É um composto toxínico (como o da vacina de Tétano), produzido por uma bactéria, que age paralisando e relaxando os músculos nos quais foi aplicado, de forma reversível.

É aprovado pelo FDA, e seu uso é bastante seguro para eliminar rugas dinâmicas (que ocorrem devido ao movimento dos músculos).

A aplicação é feita com uma agulha extremamente fina, com uso prévio de anestesia cutânea sob forma de creme.

Pontos avermelhados ficam no local da picada somente algumas horas após a aplicação. O paciente pode voltar às suas atividades logo após, mas não deve se deitar durante 5 horas, nem apertar os locais de injeção. Deve evitar ginástica no dia do uso e sol por cerca de 48 horas. De 48 a 72 horas os efeitos são visíveis.

A toxina botulínica apaga aquelas rugas derivadas de movimento muscular. As outras devem ser preenchidas com uso de preenchimentos faciais, como gordura, metacrilato, ácido hialurônico, colágeno, etc.

Pode acontecer de as pálpebras caírem levemente após a aplicação, mas voltam ao normal de 21 a 30 dias.

Durante a aplicação podem ser perfurados alguns microvasos, formando hematomas discretos, mas o problema é pequeno e facilmente resolvido em cerca de 5 a 8 dias. 

A toxina relaxa os músculos nos quais foi aplicada, mas a pessoa continua a ter expressão, e sensibilidade ao toque e ao calor. O aspecto é de uma face descansada e rejuvenescida.

Cada aplicação dura de 2 a 6 meses; os movimentos retornarão aos poucos, até estarem plenos em 6 meses, quando, então, deverá ser repetido o procedimento.


Quem não pode usar: 

· Grávidas, alérgicos à albumina e lactose. 

· Menores de 12 anos. 

· Quem usa anticonvulsivantes. 

· Quem faz uso de sedativos e antidepressivos. 

· Quem faz uso de remédio para Mal de Parkinson.